segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia da Terra

Eu já tinha assistido a um episódio de Todo Mundo Odeia o Chris que se passava no Dia da Terra, onde a turma do jovem discriminado tinha que elaborar um projeto que ajudasse a salvar a Terra. Chris decide então catar latinhas junto de seu pai, e com o pouco dinheiro arrecadado, doa para o Golpe Baixo - um pobre morador de rua de seu bairro que na verdade tem uma mãe riquíssima, sendo que ele é meio psicótico e prefere viver em uma casinha de papelão - que por sua vez compra coisas totalmente poluentes, o que dá o ar de comédia no final do episódio. 

Imagem:  Earth Days. American Experience.

Mas o que quero realmente dizer é que eu pensava que o Dia da Terra fosse fictício. Nunca ouvi nos noticiários algo referente a esse dia, então, enquanto pesquisava uma apostila de música para mim e, não achando o resultado que eu queria, passei o mouse em um desenho que fica no canto superior esquerdo onde normalmente fica escrito Google, li "Dia da Terra". 

Fui no meu bom amigo Wikpédia - que na minha opinião é uma fonte de pesquisa que, dependendo do assunto que você vai pesquisar, lhe ajuda de forma imediata - e descobri que o Dia da Terra foi criado no dia 22 de Abril de 1970 pelo então senador americano Gaylord Nelson.
Essa data tem como finalidade criar uma consciência  comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

É importante não somente hoje, mas todos os dias, termos a consciência de que vivemos na Terra, e como moradores dela, temos que pensar em algum jeito de preservá-la com pequenas ou grandes ações. 
No mundo capitalista em que vivemos, está muito difícil não poluir. Existem tantas fábricas que produzem tanto e afetam a Terra de forma tão agressiva, que fica difícil de a natureza continuar da forma que foi criada. 

São elaboradas tantas conferências para discussão de como manter a Terra preservada, e não tenho visto nenhum resultado. É muito difícil os grandes países capitalistas como EUA, reduzirem a emissão de gases poluentes e etc. Afinal, eles não querem perder dinheiro. A produção para eles é mais importante. 

OBS: É importante lembrar que o Dia da Terra não é reconhecido pela ONU. 

Tiago Vieira.

Um comentário:

  1. Oi Tiago.
    Adorei o post e concordo com tudo.
    Realmente é bom termos a consciência de que devemos preservar a Terra de todas as maneiras possíveis, aliás isto deveria ser um dever de todos.
    Beijos.

    ResponderExcluir